08/06/2011

Hotel Geriátrico recebe 9º B aLeR+

O Hotel Geriátrico de Chaves recebeu, uma vez mais, a visita de uma turma do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso, no âmbito do Projecto aleR+.
Foi no passado dia 5 de Junho, por volta das 10.30h, que os alunos da turma B do 9.º ano, acompanhados pela Directora de Turma, professora Ana Santos e por dois elementos do Projecto aLeR+, professora Sameiro Costa e professora Sofia Gouveia, levaram a cabo mais uma sessão de leitura, dando término, este ano lectivo, à actividade “Leituras para todas as idades.
Dividida em quatro grupos, a turma fez a leitura expressiva dos seguintes textos: “Os nossos avós são os nossos pais” (excerto epistolar retirado de Famílias - Não se pode viver com elas… Não se pode viver sem elas! de Anita Naik; um excerto da narrativa de Alice Vieira - O casamento de minha mãe que sublinha a importância do papel da avó; o poema “Mãezinha” de António Gedeão e o conto “Jesus” de Miguel Torga, que ressalta a preocupação de um casal ao saber que o filho, ainda pequeno, estivera em perigo, ao subir uma árvore para alcançar um ninho.
No final das leituras realizadas pelos alunos, a professora Ana Santos brindou os presentes com a leitura de um lindo conto tradicional “O peixinho amigo”, que pretendeu destacar a importância da relação humana neto/avô, em detrimento dos bens materiais.
Foi enriquecedor o diálogo que se estabeleceu com os idosos, após cada leitura, sendo que a exploração temática dos principais assuntos dos textos permitiu cumprir o principal objectivo desta actividade que é, através da leitura, colocar em contacto as pessoas idosas daquela instituição com os jovens, de modo a minorar o isolamento e fomentar a solidariedade.
No fim da sessão, o Hotel Geriátrico congratulou os presentes e agradeceu a iniciativa levada a cabo pelo Projecto aLeR+, ficando reforçada a continuidade desta actividade, nesta Instituição, no próximo ano lectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário