07/11/2011

XI encontro de Literatura Infantil / II Seminário Internacional Competências de Leitura

Durante o dia de hoje, 5 de novembro de 2011, na Biblioteca Municipal de Chaves, decorreu o XI encontro de Literatura Infantil / II Seminário Internacional Competências de Leitura versando a temática “Oralidade, Leitura, cultura… pela voz dos avós”, numa iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Contando com a participação de especialistas na área, que realçaram, por um lado, a necessidade / dever de “honrar as memórias”, que por estas terras são ricas e diversificadas, numa aposta na promoção de uma cultura intergeracional, e por outro lado, a importância dos avós nos nossos percursos ao nível da “sabedoria”, da “cumplicidade”, da “capacidade de amar e de partilhar” e a “saudade”.
A literatura infantil permite à criança a limpeza da alma, salientando-se a dimensão ética e estética dos bens culturais presentes na Literatura Infantil.

As Bibliotecas Escolares estiveram representadas, além da Municipal, pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas Nadir Afonso e Vidago, evidenciando-se várias atividades desenvolvidas ao longo dos últimos tempos, em cada uma, realçando-se a importância fulcral da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura que tornam possível que, no terreno, a cultura seja transmitida / concretizada em projetos variados mas com um leitmotiv claro – a promoção de uma cultura intergeracional só possível se as crianças de hoje beberem da sabedoria dos de ontem apontando para os que vem amanhã! Foram evidenciadas algumas das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC).

Sem comentários:

Enviar um comentário