30/11/2011

Tertúlias da Saúde

A violência de género
Realizou-se na segunda-feira, dia 28 de novembro, o colóquio “ A violência de género”, assinalando o Dia internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e contribuindo para a sensibilização da população escolar para a temática da violência doméstica.

Este colóquio está integrado no projeto “Tertúlias da Saúde”, da responsabilidade dos Grupos de Trabalho dos Projetos de “Educação para a Saúde” do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Escolas Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins e das Bibliotecas Escolares de Chaves.
O auditório municipal, repleto de jovens das escolas referidas acompanhados dos respetivos professores, estava decorado com uma exposição de trabalhos alusivos ao tema, realizados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico da Escola Secundária Dr. António Granjo. No Agrupamento Nadir Afonso, para assinalar esta Dia, foram distribuidos laços brancos, feitos pela Srª Profª Amélia Lopes.
 A Diretora da Escola Secundária António Granjo, professora Luísa Bandeirinha, abriu a sessão e, depois de agradecer a presença das oradoras convidadas, referiu a sua satisfação pelas parcerias estabelecidas entre as escolas da cidade e a importância da temática em debate, salientando a necessidade de refletirmos sobre o que todos e cada um de nós pode fazer para eliminar ou, pelo menos, minimizar este grave problema social.
Seguiram-se as intervenções das convidadas da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Dra. Ana Coutinho, que referiu os tipos de violência doméstica e o apoio disponibilizado por esta associação, e Dra. Filipa Pereira, que dirigiu a sua intervenção fundamentalmente para a violência no namoro, questionando diretamente os jovens presentes sobre os mitos e factos relacionados com esta problemática.
A última oradora convidada, Dra. Lia Araújo, advogada, fez o enquadramento legal dos crimes relacionados com a violência doméstica e alertou os jovens para o facto de estes serem considerados crimes públicos, não sendo necessária a apresentação de queixa por parte da vítima para serem investigados pelo Ministério Público. 
A sessão foi encerrada pelo Diretor do nosso Agrupamento, professor Joaquim Tomaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário