17/06/2012

Sessão de leitura em Braille “ O gato Gatão poeta de profissão”

Dando cumprimento à promessa de voltar à biblioteca escolar e ler em Braille, o professor Armando fez uma nova sessão, desta vez para a turma do 3º A e do 4ºD.
Na conversa estabelecida, os alunos ficaram a saber que, o sistema de Braille se aproveita da sensibilidade do ser humano e da capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um invisual experiente pode ler duzentas palavras por minuto.
Como professor utiliza o computador para escrever. Explicou que atualmente há computadores que conseguem reconhecer a voz e transformá-la em braille e também há capas para teclado com as teclas em braille. Há ainda outros equipamentos como relógios que permitem a verificação das horas por meio do tato, telemóveis com som,  etc. Utilizou a sua máquina para escrever os nomes dos alunos e  ofereceu um alfabeto escrito em Braille a cada participante.
No final alertou os alunos para os problemas que podem causar as brincadeiras, visto a sua cegueria ser dreivada de uma brincadeira de crianças.
Os alunos mostraram-se muito atentos e participativos, colocando  questões bastante pertinentes.
Obrigada professor Armando pela sua disponibilidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário